Já comentei algumas vezes que eu cresci vendo filmes. Inclusive, Lua de Cristal (sim, aquele da Xuxa) foi o primeiro que vi no cinema, com uns três anos de idade. Com o tempo fui vendo cada vez menos do cinema brasileiro, via um ou outro filme mais famoso, mas só isso. Felizmente, de uns anos para cá, tenho mudado isso. Comecei com os filmes dirigidos por mulheres, focando no terror e aí fui expandido meu conhecimento.
Iniciei 2022 vendo quase que apenas filmes antigos, e aí resolvi encaixar os brasileiros no meio. Tantos diretores e diretoras que eu desconhecia. Para acompanhar, comecei a ler A odisseia do cinema brasileiro, de Laurent Desbois (trad. Julia da Rosa Simões, da Companhia das Letras). Como diz o subtítulo, o autor cobre da Atlântida a Cidade de Deus. Tenho gostado muito da leitura (estou lendo bem aos poucos), mas logo de cara fiquei incomodada com o fato de a Cleo de Verberena sequer ter sido citada (é ela na capa deste post).

A minha ideia inicial era ir lendo e vendo os filmes aos poucos, mas jamais que teria disciplina para isso. Resolvi então fazer uma série de posts aqui no blog falando um pouco dos filmes que assisto. Nada de resenhas, nada com muita forma, apenas um registro das coisas que ando vendo. Os posts serão encontrados na categoria “cinema brasileiro“.
Antes de começar a comentar os filmes vistos em 2022, vou só retomar três posts antigos do blog. Aqui eu falei de Anita Rocha da Silveira e Juliana Rojas, escrevi sobre O animal cordial e esse texto aqui é minha declaração de amor ao cinema. No momento, meu filme brasileiro preferido é Eles não usam black-tie, (1981, dir. Leon Hirszman) e a Ana Carolina é minha diretora do coração.
Esse é um projeto a longo prazo, sem periodicidade. Fica aqui meu convite para vocês verem também mais filmes brasileiros, principalmente aqueles que tentaram sucatear.
Existem pérolas preciosíssimas, principalmente os mais antigos.
LikeLiked by 1 person
Quem ganha com essa notícia somos nós, que vamos descobrir vários filmes brasileiros. ❤
LikeLiked by 1 person
Eu felizmente tô descobrindo um monte de filme maravilhoso. Logo trago aqui!
LikeLike
Que saudade que estava de parar para ler e comentar em blog ♡
Tão bom que, mesmo com toda essa loucura da internet, existem cantinhos como o seu, Mi 🙂
Amei esse seu projeto. Conheço muito pouco do cinema nacional e vai ser incrível conhecer mais por você.
Acredita que ainda não assisti os filmes daquele box que temos igual? Preciso mudar isso urgente!!
:*
LikeLiked by 1 person
Oi, Mel
Que bom ter você aqui!
Espero que curta conhecer filmes novos.
E veja os do box, vc vai amar!!!
Beijosss
LikeLike