Além do oceano, de Maja Lunde

Em 2018 eu li Tudo que deixamos para trás da norueguesa Maja Lunde (trad. Kristin Lie Garrubo), uma das melhores leituras daquele ano e sempre que possível indico esse livro. A narrativa dele é muito interessante, além de tratar de assuntos urgentes. Falhei mais detalhadamente dele no site do Leia Mulheres.

Esse é o primeiro livro do que a autora chama de Climate Quartet, que trata da relação entre o clima e as pessoas. Lá fora já foram publicadas duas sequências: The End of the Ocean (2017) e Przewalskis Horse (2019). Importante mencionar que as obras são independentes e podem ser lidas fora de ordem. A Editora Morro Branco, que trouxe o primeiro volume, nos presenteou recentemente com a publicação de Além do oceano. Assim como prevê a série, este também trata de questões ligadas ao meio ambiente, mais precisamente sobre o aquecimento global.

O livro possui duas linhas narrativas. Uma é contada por uma mulher norueguesa ativista, que está viajando sozinha de barco para realizar uma ação. Ela fala um pouco de seu passado. Sabemos mais sobre seu pai que também era um ativista, e da sua mãe que não compartilhava dos mesmos ideais que eles. Por isso, a relação das duas era bastante abalada. Ela chega inclusive a terminar um namoro porque o companheiro não partilhava as ideias.

Essa narrativa por si só já têm passado e presente se encontrando. Aqui Maja Lunde narra num tom profético algo como “cuidem do planeta porque ele vai se virar contra vocês”. E é isso que acontece na segunda linha narrativa. O mundo do futuro sofre com uma seca generalizada, sequer há água potável para todos. As pessoas da Europa tentam fugir para o norte do continente, porque dizem que lá a situação não está tão feia.

Uma família francesa fica para trás, pois o pai da família trabalha numa empresa que filtra a água do mar e transforma em potável. A mãe quer que eles e suas duas filhas saiam logo dali, mas ele insiste, até que um incêndio toma conta do lugar. Ele começa a correr com a filha maior no colo, enquanto a mãe corre com o bebê. Em algum momento eles se perdem em meio ao caos.

Pai e filha vagam por dias, até encontrar um abrigo. Lá pedem assistência e todos os dias procuram notícias dos familiares. Conhecem pessoas e suas histórias, criam laços. É uma ótima história pós-apocalíptica que foca nas relações humanas, algo que Maja Lunde escreve com maestria.

Tudo que deixamos para trás ainda é meu preferido da autora, mas Além do oceano não fica devendo. As narrativas são muito interessantes e a forma como a autora junta as duas é bastante inesperada. Se você gosta de distopias e se preocupa com o meio ambiente, vai gostar muito desse livro.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s