Como vocês perceberam, outubro é o meu mês preferido. Gosto muito de ler e ver terror, então ano passado sugeri que lêssemos “Frankenstein” de Mary Shelley no encontro do Leia Mulheres. Foi muito bacana e eu queria repetir a dose de terror nesse ano. Vocês já pararam para pensar quantas autoras de terror vocês já leram? Após muita pesquisa, e em parceria com a Darkside, vamos debater “A Menina Submersa“.
Ontem me pediram dicas de livros de terror escritos por mulheres e eu só consegui pensar nos básicos: “Frankenstein“, os de vampiro da Anne Rice, Daphne du Maurier e Shirley Jackson (atualmente sem edições no Brasil, mas a Suma de Letras prometeu “We have always lived in the castle” para o ano que vem). Das contemporâneas, sempre falo da minha queridinha Caitlin Doughty, com seu maravilhoso “Confissões do Crematório“, que não é bem terror, mas está dentro da temática.

Já no gênero suspense e policial, temos mais algumas conhecidas: Agatha Christie (que não é chamada de “Rainha do Crime” por acaso) e Patricia Highsmith (figura controversa, mas de enorme talento). Tess Gerritsen e Sophie Hannah são nomes conhecidos do suspense contemporâneo.
Ontem passei umas boas horas pesquisando autoras de terror e espero um dia conseguir escrever um dossiê bacana para o Leia Mulheres. Infelizmente muitas das autoras que conheci não possuem obras publicadas no Brasil. Resolvi compartilhar os links que encontrei para conhecimento de todos e futuras consultas.
6 Female Horror Writers to Read Right Now
10 Top Female Horror Writers: From Gore to Gothic
The Wonderfully Horrific World of Female Horror Writers
Top 25 Women Horror Writers You Probably Haven’t Heard Of (But Should Know)
Goodreads: Female Horror Writers

Infelizmente, não encontrei muita coisa sobre escritoras brasileiras de terror, apenas essa indicação do Pipoca Musical. E não posso deixar de mencionar a autora Verena Cavalcante com seu livro “Larva”.
Futuramente pretendo fazer uma série de posts de filmes que foram baseados em livros dessas autoras.
Até mais!
Olá, tudo bem?
Também gosto muito de livros dentro da temática do horror, e é uma pena que na maioria das vezes as escritoras da área sejam pouco divulgadas…
Se estendermos a temática à escritoras como a Anne Rice, aqui no Brasil eu recomendaria as escritoras Georgette Sillen, Rosana Rios, Helena Gomes, Giulia Moon, Martha Argel, Nazarethe Fonseca, Regina Drummond e Camila Fernandes, que escrevem sobre vários criaturas fantásticas como vampiros, lobisomens, fantasmas e bruxas 🙂
Das escritoras estrangeiras já publicadas por aqui eu recomendaria a Ann Radcliffe (de Os Mistérios de Udolpho), Yangsze Choo (da A Noiva Fantasma), Alejandra Pizarnik (de A Condessa Sangrenta), Mary Cholmondeley e Mary E. Braddon (ambas do séc. XIX, e com contos publicados no livro “Contos de Horror”) e Valentine Penrose (de A Condessa Sanguinária).
Já li todas essas moças e gostei da maioria 😀
LikeLike
Quantas dicas legais, Caroline!
Vou atrás desses livros que você mencionou. Obrigada! 🙂
LikeLike