De uns tempos para cá tenho feito várias pesquisas sobre diretoras mulheres e acabei topando com o nome de Ida Lupino. Nascida em 1918, ela foi a única mulher trabalhando na direção e produção de filmes nos estúdios de Hollywood durante a década de 50. Ela também foi atriz, e foi a primeira mulher a dirigir um filme noir, o ótimo “The Hitch-Hiker” (que aqui saiu como “O Mundo Odeia-me”).
Ela também passou boa parte de sua carreira trabalhando na televisão. Ela dirigiu mais de 100 episódios, passando pelos mais variados gêneros, de histórias sobrenaturais, a westerns e comédias. Ela também foi a única mulher a dirigir episódios de “The Twilight Zone“, e única diretora a também a atuar em alguns episódios.

Até o momento só tive a oportunidade de ver dois de seus filmes, “Outrage” (aqui como “O Mundo é Culpado) e o já citado “The Hitch-Hiker”.
“Outrage” conta a história de Ann Walton, que acaba de ficar noiva, e um dia, voltando do trabalho, é estuprada. O filme narra as tensões familiares e a fragilidade emocional da protagonista após o acontecido. Acho uma temática ousada para a época (1950), mas o enredo deixou muito a desejar, o desenrolar é um pouco falso, mas é um filme muito válido.
Já “The Hitch-Hiker” é um filme que gosto muito. Nele, dois homens saem de carro para pescar e são sequestrados por Emmett Myers, um psicopata procurado pela polícia. Ele deixa claro que ao final da viagem os dois pescadores serão assassinados. A tensão do filme é muito bem conduzida, com a maioria das cenas acontecendo dentro do carro, com uma arma apontada para a cabeça deles.
Pretendo ver mais filmes da Ida Lupino e talvez volte aqui para comentar. Enquanto isso, sigo pesquisando mais dessas diretoras do começo do século passado. Aceito indicações.
Você já tinha me indicado o Outrage. Vou procurar esse outro também 🙂
LikeLike